Na crise o Contador é o médico do seu negócio

Na crise, o contador é o médico do seu negócio.” A frase é o slogan de uma campanha de valorização do serviço prestado pelo profissional contábil no momento em que muitos empreendedores têm de reavaliar o caminho de gestão das empresas e refazer projeções financeiras em função dos reflexos da pandemia do novo coronavírus.

Na área da saúde, quando uma pandemia de projeção mundial como a que estamos encarando atinge em cheio uma localidade, é preciso voltar todos os esforços ao tratamento e à proteção das pessoas, principalmente as mais vulneráveis. No caso dos negócios, a diretriz não deve ser diferente. É preciso eleger o que é mais urgente e focar na resolução de problemas que podem se tornar vitais às empresas.

É preciso reconhecer a importância dos profissionais contábeis para saúde financeira das empresas. “Queremos demonstrar o tanto de responsabilidade que os contadores carregam em seus ombros, e que deve aumentar em breve, em especial quando for retomado o ritmo dos negócios.

“Neste momento de crise, o contador é imprescindível pois, a cada dia, há uma enxurrada de novas normas, medidas provisórias, portarias e leis que muitas vezes são até conflitantes, e será preciso tomar mais decisões”

Nos referimos ao grande volume de recentes decisões dos governos federal, estaduais e municipais para postergar a entrega de dados, suspender algumas multas por atraso e o pagamento de tributos.  O que dizer das Medidas Provisórias 927 e  936 do âmbito trabalhista que mais do que dobraram a demanda de serviços dos profissionais da área de departamento pessoal, pois precisam legalizar os inúmeros pedidos de férias, acordos de redução de salário, jornada, suspensão de contratos, solicitar os respectivos auxilio do governo... tudo isso somado as rotinas diárias do e-Social.

Todas estas novidades, muitas delas ainda em fase de discussão ou regulamentação, passam principalmente pelas áreas tributária, fiscal e trabalhista e exigem muito dos profissionais contábeis.

“É preciso tempo para estudar as medidas anunciadas, avaliar se são plausíveis para cada realidade, consultar colegas, avaliar o grau de insegurança jurídica e treinar a equipe”.

Enquanto as mudanças são vistas como extremamente necessárias, a categoria ganha mais responsabilidade e ao mesmo tempo, vemos que nunca foi tão clara a nossa importância em apresentar alternativas para enfrentar a crise.

Contadores  também estão na linha de frente para a sobrevivência do seu negócio.

Um termo bastante usado entre profissionais de diversas áreas e repetido exaustivamente desde o ano passado vem à tona: disrupção.

Disrupção significa, de acordo com o dicionário Michaelis, “quebra de um curso normal de um processo”. Na prática, ela é o primeiro passo para parar, refletir e, quem sabe, adotar um rumo diferente, mais tecnológico e inovador.

“Mas ninguém imaginava que teríamos de colocar isso em prática tão rápido”, reflete o presidente do Sescon/RS, Célio Levandovski. Ele salienta que além de atender ao cliente, o empresário contábil também tem que fazer a gestão do seu negócio, adaptar a estrutura para o home office, fazer a gestão do caixa e manter a equipe coesa, mesmo à distância.

“Como se não bastasse tudo isso, também temos de dar conta da nossa saúde e da nossa família”. Por isso, é o momento de sair da zona de conforto, experimentar diferentes formatos e modelos de realização das atividades com auxílio das novas tecnologias.

Com o avanço da tecnologia, as barreiras de tempo e espaço foram rompidas dando espaço a novos modelos de negócio e até mesmo de trabalho. A gestão das organizações e o cumprimento de obrigações fiscais são algumas das tarefas inerentes aos negócios em geral que já vêm há algum tempo tirando proveito das facilidades tecnológicas.

Entre em contato sem compromisso e vamos projetar o melhor caminho para sua empresa.

 

Fonte: SESCON-RS/CRCRS

 

Nossos Telefones

 

15-3500-9836
13-4040-4697
11-2626-9649
 

Nosso Endereço

 

Rua José Galvão Primo, 70
  Cep: 18051-080 - Central Parque
  Sorocaba - São Paulo
 
© 2017 A.B. Guedes Contabil - Todos os direitos reservados - desenvolvido por Adriano Guedes